Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

N-Ovo no pedaço



Mais um ano e chegamos novamente às festividades da Páscoa, uma festa cristã que representa a reunificação do espírito e do corpo do filho de Deus.

Dura  uma semana, iniciando no Domingo de Ramos e terminando no Domingo de Páscoa.

O de Ramos tem esse nome lembrando a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém.
Ele foi recebido com ramos de árvores e palmeiras colocados no chão por onde passava, o que causou preocupação aos governantes, que começaram uma trama para condenar Jesus à morte.

A Sexta-feira Santa ou da Paixão é o dia em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação e sepultamento de Jesus.

Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, período chamado de Quaresma,  muitos fazem alguma penitência, como o jejum ou abstinência de carne.

No Domingo de Páscoa celebra-se o milagre da ressureição de Jesus Cristo, geralmente reunindo familiares e amigos ao redor da mesa.

Os judeus já celebravam a Páscoa, chamada Pessach, para festejar a libertação escravista do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II.
Esse nome vem do hebraico cujo sentido simbólico é de "passagem", comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra Prometida).

Tanto para os cristãos quanto judeus a Páscoa relaciona-se com a renovação, paz, prosperidade e esperança de uma nova vida.


Essa festa tem diversos símbolos, como o coelho, que desde o antigo Egito simbolizava o nascimento, a vida; mais tarde a fertilidade (pois tem uma grande prole) e abundância.
A Cruz da Ressureição traduz ao mesmo tempo, sofrimento e ressureição.
O Pão e o Vinho foram os alimentos escolhidos por Jesus na Santa Ceia, para distribuí-los entre seus discípulos como símbolo de seu amor e para celebrar a vida eterna.
O Cordeiro, para os católicos, simboliza Cristo, que é o Cordeiro de Deus e que se sacrificou para salvar seu rebanho.

A tradição de se trocar os ovos já existia na antiguidade entre os egípcios e persas, que os tingiam com as cores da primavera para presentear familiares e amigos e os cristãos foram os primeiros a retomar este ritual, como presente simbólico de renovação, uma nova vida.
A lenda de esconder os ovos veio da história de uma senhora muito pobre que não tinha como presentear os filhos nesta data. Então cozinhou alguns ovos de galinha, os pintou e escondeu num ninho no quintal. Desde então a brincadeira de esconder os ovos para a criançada procurá-los.
Para os alemães, os ovos dados no domingo de Páscoa trazem saúde e sorte para o ano todo.
E foram eles que trouxeram esta tradição para a América.

Mas os ovos de chocolate só se tornaram comuns nos séculos XVII quando confeteiros franceses decidiram criar ovos gostosos para serem comidos.

Que tal fazer alguns ovos decorados para presentear seus amigos e familiares, ou decorar a mesa do café da manhã ou almoço de Páscoa, junto a arranjos de flores, cestas, ninhos, muitos laços, passarinhos,  .... ?
Ou fazer pendentes para colocar em galhos e móbiles para decorar cantos da casa ?

Para começar, a técnica básica do tingimento das cascas dos ovos, que, se você quiser, pode incrementar usando diferentes maneiras.
Vamos sugerir algumas em novas postagens..


Em primeiro lugar é necessário esvaziar o interior do ovo, em seu estado natural, cru.
Para isso, use a ponta de um prego, um fio de arame ou estilete super fino, fazendo 1 pequeno orifício na extremidade mais pontuda.
Agite bem o ovo para misturar a gema à clara, tornando o conteúdo mais líquido.


Em seguida, use uma seringa de borracha para lavagem em ouvido para fazer sucção e retirar totalmente tudo.


Proteja a superfície com plástico.
Para o tingimento dos ovos misture 1 colher de chá de vinagre (para tirar o mau odor) e 20 gotas de corante para alimentos em 1 xícara de água quente, numa tijela, vidro ou jarra profundos.
Submergir o ovo completamente, usando uma pinça ou pegador de macarraõ, com muito cuidado para não quebrar a casca.


Para criar diferentes tonalidades de 1 só cor, basta fazer diversas imersões, deixando secar o ovo entre uma e outra. Deixar 5 minutos para as cores claras e 10 minutos para as mais escuras.
Para fazer um ovo de 2 cores, primeiro pinte na cor mais clara, deixe secar por 15 minutos e submerja na cor mais escura.

Um rack de secagem pode ser feito com uma placa de isopor e pregos ou alfinetes grossos.


Se você tem habilidade, pode decorá-los ainda mais, pintando desenhos de Páscoa sôbre a superfície, com aquarela, após estarem realmente bem secos.
O resultado final é o da imagem acima.

Ou enrrolá-los com linhas de bordar coloridas contrastantes, como na segunda foto desta postagem.

Pode deixá-los assim para efeito decorativo ou enchê-los de chocolate derretido e colocá-los na geladeira até endurecer.
Nesse caso é só descascá-los e ....... uhhhmmm ....

E todas estas sugestões você pode usá-las para decorar ovos a serem oferecidos como brinde ou lembrancinha de sua reunião de Páscoa em sua casa.


Federica e Vera

(todas as imagens são de http://www.marthastewart.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário