Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

De gole em gole


                                                                                                   (http://blog.cookingchanneltv.com)

No post de ontem foram dadas inúmeras informações sobre a cerveja, uma das bebidas mais populares do mundo.
Origem, componentes, como é feita, tipos, harmonização com pratos, cursos para maiores conhecimentos.

Hoje estamos com algumas dicas para ajudar você a servir cerveja aos amigos e como organizar uma degustação, assim como se faz com os vinhos.
Sim, existe degustação de cervejas também.
E a maioria do pessoal curte ... e muito.
É uma forma diferente de reunir o pessoal.



Como servir a cerveja de forma adequada :
1. Lave e enxague sempre bem os copos, de preferência à mão, pois o detergente (que deve ser neutro) pode causar bolhas que alteram o sabor,  "matando" a cerveja e seu creme.
2. Após lavar os copos, não seque-os com pano de prato nem use-os em seguida; deixe secar naturalmente.
3. Não sirva cerveja em copo gelado pois o contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida e alterar seu sabor.
4. Sirva cada tipo de cerveja em sua temperatura ideal, geralmente as leves são servidas mais geladas enquanto as mais fortes a temperaturas mais elevadas.
5. Segundo a maioria dos conhecedores, nada de espuma para que o líquido saia cristalino e sem bolhas, inclinando o copo a 45 graus.
6. Capriche no creme, que é um chope com pressão diferente e deve ser depositada delicadamente por cima da bebida com 2 a 4 dedos de colarinho, que deve ser cremoso e com bolhas muito pequenas.
7. No verão invista nas cervejas de tipo pilsen, mais claras e leves, enquanto no inverno, nas escuras e mais fortes e feitas com trigo.
8. Sirva as diferentes cervejas em seus respectivos copos (sim, cada tipo tem seu próprio copo), ou opte pela taça ISO, no caso de servir tipos diversos na mesma reunião ou em casos de degustações.



temperatura ideal para se servir cervejas é muito discutida e variável de país para país e gosto pessoal.
Segundo o cervejólogo Michel Jackson, o ideal é que o estilos lager e pilsen fique entre 0 e 4 graus, enquanto as feita de trigo, entre 5 e 7, e as escuras entre 8 e 12.
Para muitos a ideal é 4 graus, sendo que mais baixa perde o aroma e sabor.
Entretanto há quem pense diferente, como o coordenador do curso de cervejas Estácio Rodrigues.
Para ele, nos dias quentes, não há proibições.
A bebida pode se tomada até com gelo e laranja no copo.
E no inverno mantê-la a 18 graus, como se faz com o vinho tinto.


Copos corretos para servir cerveja ;
1. Prefira copos transparentes, sem trabalho, para ver a coloração da bebida.
2. Os copos de forma bojuda ajudam a realçar os aromas mais intensos e sabores mais encorpados.
3. Os copos retos com base mais estreita são indicados para as cervejas mais leves.
4. Não se deve beber a cerveja direto da garrafa ou lata (principalmente da segunda), pois pode haver alteração no sabor da bebida.



Pilsner - Para as cervejas pilsen, possibilita a formação de bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz.
Lager - Para os chopes, que muitos chamam erroneamente de tulipa.
Caldereta - Versátil, pode ser usado para as english e american ale, algumas lagers escuras e as IPAs.
Pint ou Becker - Característica dos pubs ingleses e irlandeses, ideal para cervejas stout e bitter, foi criado para ter desenho simples, ser barata e conter bastante líquido.
Weizen - Ideal para as tipo weiss de trigo. permite que se admire o corpo e cor, além da expansão do creme. Altas, podem receber o conteúdo todo de garrafas de 500ml, incluindo a espuma.
Tulipa - Para cervejas com bastante creme como a duvel e strong ales, permite, devido ao desenho baixo, observar a evolução da espuma. Não confundir com o que no Brasil chamamos de Tulipa, que na verdade é um copo pilsner.
Caneca - Muito usada para servir chope ou cervejas na pressão, tem vários formatos e tamanhos, normalmente robustas, de vidro grosso, algumas até com apoio para o polegar na alça.
Mass ou Seidel - Canecão alemão de 1 litro.


Taça ISO - É utilizada nas degustações pois nesses casos é difícil distribuir copos diferentes para cada tipo de cerveja ao mesmo tempo, devido ao custo e organização.

Update - 03 setembro 2016
Segundo a Khatia Zanatta, Consultora de cervejas especiais da revista do Pão de Açúcar, na edição de hoje, os copos corretos para servir as cervejas são :



Para as cervejas de estilo Dunkel, como a Weltenburguer Kkloster Barock, de cor marrom-avermelhada e aroma e sabor de maltes torrados que remetem ao caramelo e chocolate, corpo leve e amargo, refrescantes, a serem servidas entre 3 e 5 graus, usar as canecas de vidro grosso com alças.



Para as de estilo Stron Pale como a Delirium Nocturnum, com teor alcoólico elevado e sabor potente e adocicado, que remetem a caramelo e frutas secas como uvas passas e ameixas, além de especiarias, a serem servidas entre 10 e 13 graus, usar a taça ISO.



As cervejas Weiss, como a Petra Weiss Bier, produzidas com malte e trigo, de sabor adocicado, que lembra a banana e cravo, de sensação frisante e refrescante, a ser servida entre 4  6 graus, devem ser servidas em copos altos, magros, mais finos no meio.



Para as Witbiers, cervejas leves e refrescantes, de baixo amargor, com cascas de laranja e sementes de centro, como a Insana Witbier, à temperatura entre 4 a 6 graus, use copos do tipo baixo americano. 



Para as American Pale, como a Coruja Otus, leves, com baixo amargor e notas suaves de malte e lúpulo floral, servidas entre 2 e 4 graus, usar os copos altos e finos, mais estreitos na base, que se alargam na boca.


Onde comprar copos para cerveja :
Americanas.comhttp://www.americanas.com.br
Shoptimehttp://www.shoptime.com.br
Pinheirensehttp://pinheirense.com.br
Cristal Blumenau - https://www.loja.cristalblumenau.com.br
Oxford Promocionalhttp://www.oxfordpromocional.com.br
Dafitihttp://www.dafiti.com.br


                                                                                (http://www.weddingparty.com)

Por fim, se você se interessou e animou e quer reunir os amigos para apreciar cervejas, veja as dicas do Acervo da Cerva para organizar uma degustação de cervejas.

1. Faça a lista dos convidados, pois é fundamental para saber a quantidade a ser comprada e de copos necessários e influencia na organização do evento.
2. Convide o pessoal no estilo da festa (casual é melhor, combina mais).
3. Organize e decore o ambiente. A cerveja pede um espaço mais descontraído do que numa degustação de vinhos, cheio de regras. O cervejeiro é mais à vontade, natural, o que ajuda também na hora de julgar cada tipo.
4. Escolha os rótulos de cervejas, pelo menos de 3 a 5. Se for uma quantidade muito grande, o paladar e o olfato ficam prejudicados, dificultando a degustação e avaliação. A degustação é para experimentar e conhecer, não para alcoolizar.
Você pode escolher por país (alemãs, irlandesas, belgas, nacionais), por estilo (pilsen, stout, weiss) ou variadas, mas nesse caso devem ser servidas numa sequência que ajude a apreciação e avaliação (como veremos adiante).
5. Controle a temperatura das cervejas, pois cada tipo tem sua temperatura ideal, o que não é fácil.
E nada de estupidamente geladas, pois isso afeta o aroma e o paladar.
6. Os rótulos devem ser servidos e apreciados de forma correta, isto é, numa potencia crescente (se houver mais de um tipo de cerveja).
7. Sirva água, que tem 3 funções : limpar a boca, resgatar um pouco da sensibilidade meio viciada e diminuir o efeito do álcool, isto é, hidratar.


8. Para a degustação das cervejas, cada tipo requer um certo tipo de copo. Mas como nas degustações isso torna-se um pouco difícil devido à variedade, pode-se usar a taça usada também para os vinhos : a ISO. É padronizada e utilizada em degustações profissionais e concursos de sommeliers.
9. Sirva por volta de 120ml de cada rótulo, quantidade suficiente para uma degustação.
Os convidados devem estar cientes de que a reunião é para provar e avaliar e não beber ... até cair.
A quantidade deve ser pequena, ainda mais se você escolheu diversos rótulos.
Muita quantidade sobrecarrega os sentidos prejudicando as degustações das cervejas seguintes.
10. Não se deve comer muito antes e durante a degustação; apenas petiscos.
Embora não devamos estar com o estômago totalmente vazio, a refeição pode deixar resíduos na boca e atrapalhar a experimentação e avaliação. Deve haver um período de cerca 2h entre a comida farta e o início das provas.
Você pode servir queijos leves, suaves, frutas frescas e secas, alguns pães.
11. Para uma degustação correta, melhor se essa for feita sem o conhecimento dos rótulos. Você pode envolver garrafas ou latas em papel alumínio ou usar vendas. Assim preconceitos não irão interferir.
12. É necessário providenciar bloquinhos e lápis e canetas para as anotações e avaliações.
Existem, como os de vinho, mas você mesmo pode fazê-los.
Você pode substituir os blocos por um quadro ou lousa.
Basta haver as 3 categorias básicas : olhos (cor, turbidez, espuma), nariz (frutada, herbal, condimentada) e boca (salgada, doce, amarga, ácida).
13. Se além do papo você quer alguma animação a mais, crie um clima de pub com um jogo de dardos.




Como dissemos antes, uma degustação deve seguir uma potencia crescente, começando pelas cervejas mais leves e delicadas e menos alcoólicas, passando-se para as mais fortes e amargas.
Se servirmos as bebidas da forma inversa, o paladar acostuma-se com o sabor forte e não consegue sentir depois o mais suave.

1. Inicie pela cerveja pilsen, mais leve, como as GermanPilsener e Bohemian Pilsener.
2. Siga para as mais encorpadas, mas que preservam a refrescância, como as Weiss, com notas de cravo e banana.
3. Vá para as cervejas com flores de lúpulo como a English Pale Ale e American India Pale Ale.
4. Deguste as de malte tostado, poderosas, com notas de café e chocolate, como as inglesas Robust Porter.
5. Termine com as de estilo fruit lambic, que harmonizam com sobremesas.

Para saber a quantidade exata a ser servida a cada convidado, de acordo com o número de rótulos e tipos, mais o custo final das cervejas, use a planilha oferecida pelo Acervo da Cerva.
Uma super ajuda.



Lojas para comprar suas cervejas :
Empório da Cerveja - http://www.emporiodacerveja.com.br
Casa da Cerveja - http://www.casadacerveja.com.br
Cervejoteca - http://www.cervejoteca.com.br
Mr. Beer - http://www.mrbeercervejas.com.br
Empório Alto dos Pinheiros - http://www.altodospinheiros.com.br
Beer Maniacs - http://www.beermaniacs.com.br
Boxer do Brasil http://www.boxernet.net
Uniland Export - http://uniland.com.br


Conheça alguns Clubes de Assinaturas de cerveja :
Beer Planet - http://www.thebeerplanet.com.br
CluBeer - www.clubeer.com.br
Clube WBeer - https://www.wbeer.com.br


Veja a facilidade para sair do aperto se acabarem as brejas durante a festa.
Chame um serviço de delivery da sua cidade.
Aqui em São Paulo :
Gelada Express - http://geladaexpress.com.brhttp://www.pedidosja.com.br
Breja Boy -  http://www.brejaboy.com.brhttp://www.pedidosja.com.br
Saidera Brasil http://www.saiderabrasil.com.br


Federica
(fontes : http://guia.folha.uol.com.brhttp://veja.abril.com.brhttp://www.folha.uol.com.br; http://acervodacerva.com.br; http://blog.cookingchanneltv.com;
http://casapavanelli.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário