Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Hora do chá



Nos Estados Unidos tem-se muito o costume de fazer ensaios fotográficas na época de namoro e principalmente noivado : as e-sessions.
Ás vezes acabam sendo usadas depois como parte da decoração na recepção do casamento.
Aqui fazemos o mesmo durante os preparativos da noiva no dia do grande evento: fazendo maquiagem e arrumando o cabelo, o vestido e sapatos a serem usados, as damas ajudando-a se vestir ....

Para essa sessão fotográfica, Haley e Alex resolveram escolher como tema para sua história de amor, o conto de "Alice no País das Maravilhas", do inglês Charles Lutwidge Dogson, que usou o pseudônimo de Lewis Carroll e se tornou um dos contos mais conhecidos e traduzido.

É uma das histórias mais "nonsense" (realismo mágico) conhecida, cheia de alusões satíricas dirigidas a seus amigos e inimigos, imitações de poemas infantis da época e enigmas.
É uma obra de difícil interpretação contendo 2 livros distintos ao mesmo tempo : um para crianças e outro para adultos.


O conhecido fotógrafo Joy, da Wildflowers Photography, antes das sessões, estuda bem os temas, opina sôbre os cenários e sugere vestimentas e detalhes.
Aqui, entretanto, como pode ser visto (apesar, que pena, as fotos serem bastante pequenas) Haley quis fugir ao lugar comum da personagem Alice, com seu vestido simples azul e faixa nos cabelos.
E Alex não se vestiu nem como o Coelho Branco, o Gato Sorriso, nem de Chapeleiro Maluco......
Mas surprendeu com a lapela: um ninho com passarinho !


A história que interpretam é a da menina Alice, que cai numa toca de coelho e conhece um estranho povoado cheio de criaturas estranhas e situações totalmente absurdas, como ocorre às vêzes nos sonhos.
Logo no começo,  tenta entrar um jardim, mas a porta é muito pequena e ela não consegue passar. Chora tanto que cria a Lagoa das Lágrimas !!!
Aliás, seu  "aumentar e diminuir de tamanho" é uma constante nessa história.


Ela participa de uma estranha corrida onde no final são todos vencedores e ganham um doce, mas apenas ganha um dedal !
Talvez uma dica do anel de noivado ?

Alice consegue fugir para a floresta onde conhece a famosa Lagarta Azul, sentada sobre um cogumelo e trocam uma boa conversa, até receber o convite para ir à casa da Duquesa, onde conhece outros personagens estranhos, em situações super caóticas.
E é quando conhece o famoso Gato Sorridente que conta como ali estão todos loucos, inclusive Alice.
Estará ela tendo pesadelos?

                       

Na verdade, quanto a Haley e Alex, tudo parece estar em perfeita harmonia, ela nesse vestido todo frufru (nada a ver) e ele em suas meias pink !

Finalmente Alice vai ao tão famoso chá, mesmo sem ter sido convidada, e conhece o Chapeleiro Maluco, destinado a tomar chá o tempo todo como vingança do Tempo, que parou seu relógio às 6 da tarde, a hora do chá.


Chá de todos os sabores e muitos doces para acompanhar.
mesa feita de um tronco entalhado é o máximo !             



A história também serviu para homenagear a coleção de xícaras antigas da avó de Haley.
Portanto, todo o cuidado foi pouco para seu transpote e uso nas locações destas fotos.   


Alice finalmente acaba conhecendo a Rainha de Copas, pessoa tão difícil de agradar que a qualquer contradição pede que "cortem a cabeça".
Na verdade nada romântico nesse caso.
Após vários contratempos, finalmente ela agora volta à sua estatura normal, não tem mais medo e enfrenta a Rainha, quando ....



... acaba sendo acordada pela irmã, para que venha tomar o chá da tarde.
Este de verdade mesmo.
Chás e mais chás, ao autêntico estilo ingês, com grande variedades de cupcakes, claro.

Na história de Lewis Carroll, cada personagem apresenta características do mundo real do escritor.
Alice é racional, corajosa e segue sempre fazendo considerações sobre suas aventuras.
Já, o Coelho Branco, carrega seu relógio e está sempre atrasado, pois tem medo de tudo e todos; mostra-se um covarde.
O Gato Risonho é extremamente independente e consegue aparecer e desaparecer quando deseja.
O Chapeleiro Maluco provavelmente refere-se a um comerciante conhecido do escritor, fabricante de móveis, que usava sempre uma cartola.
Por fim, a Rainha de Copas provavelmente representa a mãe de Alice, extremamente autoritária e impulsiva, dando sempre ordens; enquanto o Rei vive à sua sombra, como seu pai.

                                  

O livro pode ser interpretado de várias formas.
Uma diz que se trata da história da adolescência, súbita e inesperada, cheia de mudanças, inclusive físicas e confusão de pensamentos, como inclusive Alice diz não saber mais quem é.

O livro usado pelos noivos como tema dessa sessão de fotografia, tem uma continuação, "Alice do Outro Lado do Espelho", provavelmente a passagem do casal para o lado dos casados ... bem ... quem sabe...

"Comece pelo fim, siga até chegar ao fim e então pare".
Lewis Carroll


Federica e Vera

(fonte :  http://wikipedia.org/)  



Nenhum comentário:

Postar um comentário