Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Confeitos : receita de tradição



Os confeitos (confetti) são amêndoas confeitadas com açúcar, que as envolve como uma casca, bem dura.

Tradicionalmente, na Itália, são indispensáveis em quase todo tipo de festa, principalmente casamentos.
São oferecidas aos convidados, mais no final da festa, como forma de agradecimento pela participação e presentes e o que eles lhe desejam : saúde, riqueza, vida longa, filhos ...

Tradicionalmente, os noivos, mais próximo do final da recepção, circulam entre os convidados para distribuir os confeitos, sendo que o noivo segura uma bandeja ou recipiente , enquanto ela os pega com uma colher ou pequena concha. Outras vezes, são distribuídos em saquinhos fechados com laços de fita, em colherzinhas, às vêzes de prata, com tule ou seda, e os de maior poder aquisitivo, até em peças de cristal (geralmente mini taças), até caixinhas de prata. Muitas vêzes, são enviados depois aos convidados para suas residências, com cartão de agradecimento.

A tradição perdura até hoje, mas há muitos que os substituiram por outro tipo de lembrancinha.
Na verdade, o que ocorre, hoje, é que para se manter a tradição, elas continuam confeitadas, mas com sabores que não apenas o tradicional.

Uma das mais conceituadas fábricas de amêndoas confeitadas da Itália é a Conti Confetteria, sediada na cidade de Milão e hoje dirijida por Antonella Conti. Tem 15 lojas no pais e outros, como na Inglaterra.
A Conti inaugurou no ano passado uma loja no Morumbi (São Paulo), onde entrar é um verdadeiro sonho, visual e olfativo. Além do excelente atendimento e a possibilidade de degustação.


O confeito original, o tradicional, é a "Avola Regina", uma amêndoa selecionada, finíssima e sem pele, embebida em licor de laranja, limão ...


... ou Grand Marnier.

Hoje a Conti oferece 34 sabores, do tradicional até os mais exóticos, como os de chocolate amargo, Capuccino, Whiskey até o Peperoncino (pimenta).


Opção como com o especial chocolate gianduia ....


... côco ...


... e pistache, além dos sabores de frutas como banana, pêssego, maçã, pera, laranja, tangerina e essências de rosa ou violeta.
Também avelãs trufadas com chocolate branco.

Quanto às cores, um sonho : além das tradicionais brancas, tons pastel como os rosa, azul e lilás, até cores fortes como o vermelho. Além dos sofisticados confeitos prata ou ouro.

Além das tradicionais festas, os confeitos podem ser distribuidos em eventos corporativos.
Tôdas as guloseimas têm certificado Kosher.


Há uma infinidade de embalagens à escolha, que podem ser personalizadas.
Caixas transparentes com laços ....


... tubos e saquinhos.


Além de uma linha toda voltada a eventos infantis !

Update - 18 de setembro 2014 
A Conti Confetteria está com novo endereço na cidade de São Paulo :
Al. Franca, 1.153 - Jardim Paulista
Fone : 3742-1646


Federica e Vera

Nenhum comentário:

Postar um comentário