Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ziriguidum


                                                          (imagem logo de http://altamirahoje.com)

A SPTuris estima que existam hoje na cidade de São Paulo cerca de 75 blocos carnavalescos e que o número, ao contrário do que dizem os pessimistas, aumenta a cada ano como acontece no Rio de Janeiro, com quase 500.

Pessoal, o Carnaval está na moda de novo !!!

Nem todos gostam da bagunça, barulheira, os incômodos bêbados e metidos a engraçadinhos, mas essa festa faz parte da nossa cultura e, bem ou mal, tem todo um lado bom e divertido.
Nem que seja para assistir de longe.
E é diversão de graça !

O maior número de blocos se concentra no Centro, Bixiga, Vila Madalena, Zona Oeste, Cambuci e Tremembé.

Há para todos os gêneros : saudosistas (Banda do Candinho), moderninhos (Acadêmicos do Baixo Augusta), família e terceira idade (Banda Grande Família), infantil (Emílias e Viscondes) .....
Só não vai quem não quer.

Apesar de aumento do interesse, o negócio não está ainda organizado, sendo que apenas 25 blocos estão registrados na Prefeitura, na lista da Associação das Bandas Carnavalescas (ABASP) e da Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo (ABBC).
Quem está ligado a essas entidades tem acesso a verbas municipais para organizar as festas e, importante, apoio da CET e da Polícia Militar nos ensaios e no dia do desfile.

Deu vontade de dar uma caminhada carnavalesca ?



PHOLIA NA LUZ

Nos dias 2 e 3 de fevereiro a diversão é garantida : 14 grupos desfilam entre a Estação da Luz e o Jardim da Luz, sendo 7 a cada um dos dias, a partir das 15hrs e término às 23hs.
No sábado dia 2 desfilarão o Bloco Unidos do Abaeté, a Bateria MakossaA Bruxa tá Solta, Império do Morro, Escola de Samba Quilombo, Bloco API 80 Anos e o Bloco Fuzuê com a participação do G.R.C.S. Vai-Vai.
Já, no domingo dia 3, comparecem para a folia, a Comunidade Boliviana (!), a Med Pholia, a Unidos da Melhor Idade, Cultura Viva, Escola de Samba União Formosa, União Almanara e novamente o Bloco Fuzuê, desta vez com a Sociedade Rosas de Ouro.
Você pode acompanhar qualquer um dos blocos, ou, tendo fôlego, até todos, gratuitamente.
Ponha, ou não, a fantasia, leve os confetes e serpentinas e entre na brincadeira como nos tempos de antigamente.



BANDA GRANDE FAMÍLIA

A tradicional Banda Grande Família, que existe desde 1982, formada por um gupo de amigos, profissionais liberais, sai no sábado 2 de fevereiro, às 18hrs da concentração no Bar do Chico Belo, em Santana, na zona Norte.
Vem com um trio elétrico e a banda de axé Mahal, ao som da bateria Apito do Mestre, formada por ritmistas profissionais.
A participação é gratuita, bastando levar 1 kg de alimento não perecível.
E você ganha até o abadá do bloco !
Fones : (9)8876-6903 e (9)8905-4466


BLOCO RESSACA

No mesmo dia, 2 de fevereiro, também sai o carnavalesco Bloco Ressaca, resultado de um grupo de amigos que frequentavam o restaurante Javali, no Cambuci.
Bem tipo "família", com trio elétrico, bateria de 50 percussionistas, ala com mais de 100 crianças, outra da terceira idade, até Mestre Sala e Porta Bandeira.
A concentração será no Largo do Cambuci desde as 14hrs e sairá às 16,30hrs para uma volta pela região.
Fone : (9)7204-1362.



BLOCO NOIS TRUPICA MAIS NÃO CAI

Já o bloco da Vila Madalena Nois Trupica Mais Não Cai sai no domingo 3 de fevereiro, às 16hrs.
É um grupo que faz homenagem ao Carnaval tradicional de São Luiz do Paraitinga, inclusive com a presença de artistas dessa cidade.
Com concentração desde as 15hrs na Rua Belmiro Braga, faz trajeto pelas ruas da região.
Inscrições gratuitas através do www.bloconoistrupicamaisnaocai.blogspot.com.br.



ACADÊMICOS DO BAIXO AUGUSTA

Um dos mais badalados e esperados blocos da cidade, o Acadêmicos do Baixo Augusta, criado em 2010 pelos proprietários dos bares Sonique e Studio SP, como forma de revitalizar essa região, sai no domingo 3 de fevereiro às 16 hrs, com estimativa de reunir cerca de 15.000 pessoas !
Reunindo a turma dos moderninhos, patricinhas e mauricinhos, têm tido ensaios animadíssimos ao som de "Augusta, robusta, me gusta, você apavora, mas não assusta; apavora, mas não assusta, o Carnaval do Baixo Augusta ..."
O puxador oficial é o Simoninha, ao lado da Banda do Bloco Quizomba, que trás 65 ritmistas, e Tatá Aeroplano.
Com ingresso gratuito, a concentração será na Rua Augusta entre a Marquês de Paranaguá e a Caio Prado, desde as 14hrs.



BANDA REDONDA

A Banda Redonda, criada em 1974 por artistas e frequentadores do antigo Teatro de Arena e de um então famoso bar Redondo, se reunirá para a folia na 2ª feira dia 4 a partir das 19,30hrs, com saída às 21hrs da Rua Theodoro Baima, 94, justamente frente ao teatro.
O trajeto iniciará na esquina da Rua da Consolação com a Avenida Ipiranga até chegar à Praça da República, Centro.
Fones : 2226-0651 e 7705-0622



BLOCO DO CANDINHO

Dia 6 de fevereiro, 4ª feira, sai o famoso e animado Bloco do Candinho, tradição do bairro do Bixiga, este ano homenageando os 100 anos de Benedito Souza, pai do Candinho, que estará presente na folia.
O grupo, dos saudosistas, com marchinhas e frevos, qu está na estrada há 30 anos, sairá do Bixiga, Bela Vista, em direção ao Centro da cidade, passando pela Rua da Consolação, Teatro Municipal, Avenida Ipiranga, Praça da República, Avenida São Luiz e 9 de Julho.
Uma bela de uma caminhada !
Fone : 3105-6250



BANDA DO TREM ELÉTRICO

Na Banda do Trem Elétrico, apesar do ingresso ser gratuito, você ganha um kit carnavalesco com camiseta, confetes e serpentinas.
E, ainda, durante o percurso são distribuídas batidas e cervejas aos maiores de idade !
Essa tá com tudo.
Com o tema "Hoje a Banda é Você", sai dia 8 de fevereiro, 6ª feira, às 21hrs, com concentração desde as 19hrs na Rua Augusta esquina com a Rua Luiz Coelho.
Segue pela Consolação e Rua Augusta em direção ao Centro, pela Xavier de Toledo e Teatro Municipal.
Fones : 2059-3600 e (9)9547-0398

Vem, vem pró bloco você também !


Federica e Vera

(fontes : http://vejasaopaulo.com,  revista Veja São Paulo de 30 de janeiro de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário