Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Está servido ?



Este ano já falamos sobre sanduiches 2 vezes .... e agora vamos prá 3ª.
Primeiro, dicas sobre duplas de ingredientes diferentes para rechear seu sanduiche; depois, sanduiches divertidos, engraçados, para decorar a sua mesa na hora do lanche.

E agora, algo totalmente diferente; uma curiosidade.
O trabalho da artista plástica americana Brittany Powell, que numa noite de 2011 teve uma idéia de improviso : "Eu posso fazer um quadro de Rotko com duas fatias de queijo".
E, dias depois, foi às compras com uma lista de ingredientes para compor o que tinha na cabeça.
Voltou da mercearia e numa única tarde de janeiro preparou 10 sanduiches todos inspirados em obras de grandes artistas.
Fez dos sanduiches verdadeiras obras de arte.

Veja que criatividade !

Acima, o trabalho que ela considera seu preferido : o Rotko Sandwich Yellow and Gold (Sanduiche Amarelo e Ouro), baseado na obra de 1956 do americano nascido na Letônia, Rússia, Mark Rotko (à direita).
Ele se exprime somente através da cor em tons indecisos, superfícies que se movem, às vezes monocromáticas, outras, por partes diversamente coloridas.
Foi fácil : fatias de 2 tipos de queijos diferentes sobre uma camada de mostarda (à esquerda).
Ficou quase igual, não ?


Aqui o Keeffe Sandwich Jimson Weed (Sanduiche Erva Daninha de Jimson), tendo como modelo o quadro da norte-americana Georgia O´Keeffe, de 1936.
Suas telas de paisagens e flores foram muito apreciadas a aprtir de 1929 e  ela é considerada uma das pintoras norte-americanas de maior suceso do século XX.
Brittany confessou que foi um dos mais difíceis e que teve de ter bastante habilidade com a tesoura para recortar os queijos e folhas verdes.
O resultado ficou interessante.


À esquerda o Hirst Sandwich Plutonium (Plutônio) copiado da obra do britânico Damien Hirst (á direita), que durante a década de 1990 foi líder dos "Young British Artists" ou "Jovens Artistas Britânicos".
Polêmico, seu tema mais conhecido é a morte e é hoje conhecido por seus trabalhos com animais mortos conservados em formol.
Mas também é conhecido por seus "pin paintings", feitos sobre uma superfície giratória e seus "spots paintings", círculos coloridos aleatoriamente.
As bolinhas foram feitas com alface, queijo, mostarda e ketchup.
Um dos mais trabalhosos, pois foi difícil fazer círculos perfeitos.


Nada a comentar, tratando-se de uma cópia de uma obra do escritor, poeta e pintor frances Marcel Duchamp : ou você entende, ou não entende mas aceita.
É o inventor do ready made, que é o transporte de objetos da vida cotidiana para o campo artístico, como o famoso urinol de louça que expôs com o título de "Fonte".
E o Duchamp Sandwich foi feito no pão de forma preto, com escrita em mostarda.


O John Sandwich, que, desculpe, não conseguimos, por mais que pesquisamos, encontar o autor da obra original.
John (?), qual John ?
Bem, o John que fez vários circulos, um dentro do outro !
Caso você saiba de quem se trata, por favor, nos informe.
Ela fez o seu sanduiche com queijo e frios.



Um sanduiche baseado numa obra do famoso pintor austríaco Gustav Klimt, aquele do famoso "O Beijo" e que usava muito ouro em seus trabalhos : o Sandwich Klimt, de queijo, frio, folha verde e molho.
O artista destacou-se dentro da art-noveau, foi um dos fundadores do movimento Secessão de Viena e tornou-se um simbolista.



Ah ... deve ter sido bem divertido (e mais fácil) fazer um sanduiche à moda de Piet Mondrian, famoso pintor holandes modernista, da linha neoplasticista
Um Mondrian Sandwich bem parecido com suas obras.



O Pollock Sandwich de Brittany, baseado num quadro de Paul Jackson Pollock, o maior representante do movimento expressionista abstrato, mistura de simplicidade com pintura pura : "espirrava" as tintas nas telas em grandes movimentos gestuais, a "pintura de ação" (action painting).
E aqui Brittany também "jogou" seus ingredientes na fatia de pão de forma artística.


O Red Velvet Sandwich inspirado na capa do disco da banda The Velvet Underground feita por Andy Warhol, empresário, cineasta e pintor norte-americano, figura maior da pop art.


E um sanduiche embrulhado à moda dos polêmicos trabalhos do casal Christo e Jeanne-Claude, ele nascido na Bulgária em 1935, famosos por embrulhar desde cadeiras a palácios, pontes e ilhas e fundador do Novo Realismo.
Sandwich Wrapped Reichstag, lembrando a intervenção feita em Berlim, entre 1971-95.

Ao invéz de obras de encher só os olhos d´água, são de encher a boca d´água também, não ?

Sim, você também pode usar estas idéias e criar sanduiches-obras de arte para servir aos seus convidados.
Ou aproveitar para servir numa festa temática ou evento corporativo ligados às artes plásticas.
Uma idéia bem original !


Federica e Vera


Nenhum comentário:

Postar um comentário