Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Escolha a sua praia


                                                               (imagem http://www.westwing.com.br)

Nem todos podem viajar, sair da cidade, ir prá praia nas férias de verão.
Muito calor (e agora muita chuva também), mas nem sempre podemos abandonar nossos postos.
A amiga vai, os filhos vão, a esposa também ... e a gente fica por aqui.

Mas isto não significa que não haja nada para se fazer de diferente e divertido em São Paulo.
Justo onde !
Aqui tem de tudo à mão, e, ainda, nesta época com menos transito e filas menores (graças a Deus).
E, muitas vezes, com lugares e atividades específicos para este período.

Para quem fica, 10 dicas imperdíveis, para um verão na cidade de São Paulo janeiro/ fevereiro 2013.
Aproveite.

E, para quem não é daqui, pena não podermos sugerir nada no local onde você está pois nossos conhecimentos são limitados.
Desculpem.


                             (imagem http://revistaepoca.globo.com)
  
PROVE
Ostras fresquíssimas -
Aproveite para ir ao Boteco O Catarina para experimentar as deliciosas ostras trazidas duas vezes por semana da Praia de Canavieiras, em Florianópolis, pelo proprietário, o ex-pescador Renato Silvy Andrade.
Sim, elas chegam a São Paulo todas as 3ª e 6ª feiras, de avião, direto do mar para a mesa do animado barzinho.
E o Renato tem o apelido de Catarina exatamente devido à sua origem : nasceu na praia do Jurerê, exatamente em Santa Catarina.
O local pode ser considerado uma versão de quiosque à beira-mar na cidade paulistana : uma parede forrada com estampas de motivos marítimos, bem como as toalhas das mesas, diversas espalhadas pela calçada.
Além das ostras servidas in natura, você ainda pode pedir, mariscos no bafo, sardinhas fritas, casquinhas de siri, acompanhadas de cerveja Brahma, Serramalte e Original ou cachaça artesanal.
O preço ?  R$ 27,00 a porção com 6 unidades.
Boteco O Catarina - Rua Ministro Ferreira Alves, 131 - Perdizes - Fone : 2369-5657
De 3ª a domingo, das 16hs à 1h.


                                                                    (imagem http://www.insalata.com.br)

PEÇA
Saladas diferentes -
Verão é época de comer pratos leves e frescos e nada como uma boa salada.
Mas fuja do lugar comum e esqueça  o alface+tomate+cenoura ralada+cebola fatiada.
Vá ao restaurante Insalata e escolha, com calma, entre uma das 12 versões, como entrada (1/2 porção) ou prato principal (grande).
Você vai se surpreender com as combinações inusitadas como a Istambul, com mix de folhas verdes, frutas da estação, queijo chancliche com zaatar, amêndoas, manjericão e torradas.
Ou a Parma, com folhas, lascas de presunto cru importado, brie aquecido, lascas de pera, além da
conhecida Ceasar, com frango grelhado em tiras, alface americana e croûtons.
Nossa salada preferida ainda é a Mantova, um mix de folhas, mussarela de búfala, frango defumado desfiado, champignon, alcachofras (ficando com água na boca ?), queijo parmesão, tomate cereja, batata palha, crispies de bacon. Quer mais ?
Servem também grelhados, tortas e quiches, risotos, massas, pizzas e gostosas sobremesas, mas as saladas estão sempre em primeiro lugar.
Insalata - Alameda Campinas, 1.478 - Jardim Paulista - Fone : 2308-9153
2ª a 5ª, Domingos e feriados das 12hs às 0h - 6ª e sábados das 12hs às 0,30hs


                                                                      (imagem http://vejasaopaulo.com)

DEGUSTE
Cervejas especiais -
Na dúvida sôbre qual cerveja pedir ?
No stress. Vai no "um pouquinho de cada", lá na Cervejaria Leão da Terra, que está com uma promoção bem diferente : degustação de chopes composta de cinco copinhos de 100 mm. cada um, das marcas Bamberg Pilsen, Erdinger, Delirium Tremens, Colorado Indica e Guinness.
Assim não dá prá ficar insatisfeito, certo ?
Além disso, a casa tem cerca de 250 rótulos de 15 países selecionados pelo conhecedor do assunto Silvio Molina.
Como é um misto de bar e restaurante, para acompanhar servem sanduiches, saladas, petiscos e pratos.
Um dos preferidos, as coxinhas de ossobuco ao molho al pesto, que chegam crocantes à mesa.
E às 6ª e sábados rola pop rock ao vivo.
Uma curiosidade ?
A casa chama-se assim, Leão da Terra, resultado de 2 palavras gregas : chamai (na terra, no chão) e leon (leão), que juntas formam "camaleão", em referência à cerveja, uma bebida que assume diferentes aspectos e identidades, multi-cores e combina com tudo. Mas, não se aperte, pois tem até um Guia de Cervejas exclusivo para ajuda na escolha do tipo certo para cada tipo de comida.
Cervejaria Leão da Terra - Av. Engenheiro Caetano Álvares, 4.666 - Mandaqui - fone : 3624-9056
3ª a 5ª das 18h às 0h; 6ª e sábados das 18h às 0,50hs e aos domingos das 15hs às 22hs.


                                                     (imagem http://boldnessopenblog.com.br)


CONHEÇA
Nova loja-conceito Diletto -
Já falamos aqui sobre os deliciosos sorvetes Diletto, cujo slogan, engraçado, é "La felicitá è un gelato", isto é, "A felicidade é um sorvete" (!).
São picolés, mas cremosos, como os de massa. De matéria-prima italiana, frutas frescas e a receita original do Vittorio Scapin, que os criou em 1922 no Veneto, Itália.
Meio atesanais, meio industriais, tem sabores inusitados, que mudam com bastante frequência.
Até o momento a empresa tinha apenas alguns quiosques em shoppings diferenciados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e fornece o produto para restaurantes, que os servem como sobremesa.
Acaba de ser inaugurada a primeira loja de rua da marca, que servirá também salgados do chef Salvatori Loi, maior referencia em culinária italiana no Brasil, o café da famosa marca Lavazza e os chocolates Barotti & Melano.
Importante : os sorvetes poderão ser "customizados" com a cobertura que você desejar. E entenda-se como cobertura mais do que uma simples calda. Podem ser favas, peras cozidas no vinho, mel com trufas brancas.
Diletto - Al. Lorena, 1.969 - esquina com a Rua da Consolação - Jardim Paulista - Fone : 4371-4454
de 2ª a sábado das 10hs às 22hs e domingos das 12hs às 20hs.
http://www.gelatodiletto.com.br


                                                                    (imagem http://vejasaopaulo.com)
                                                                  
EXERCITE-SE
Pedalando bicicleta -
Aproveite as novas ciclofaixas, num total de 108,50 quilômetros de extensão, para fazer exercício e, ao mesmo tempo, conhecer a cidade.
De tão grande, muita gente, nós inclusive, não a conhecemos por completo. É quase impossível.
Assim, a cada fim de semana, você pode escolher um roteiro diferente e ir curtindo as opções que cada um oferece : bares e restaurantes, cines e museus, feiras, parques.
Vergueiro/ Liberdade/ Centro - Você pode começar saboreando sucos, sodas italianas, shakes, achocolatados, vitaminas e açaís no simples e procurado Posto do Açaí, entre dois postos de gasolina, na Vergueiro, 1.694; visitar a Catedral Metropolitana Ortodoxa; dar uma paradinha no Centro Cultural São Paulo; conhecer a Feira da Liberdade se for num final de semana, com diversas barraquinhas de artesanato e as lojas de artigos orientais ao redor; ver a exposição que está sendo apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil na Rua Álvares Penteado, 112 e terminar tomando um lanche no Café Girondino, frente ao mosteiro São Bento.
Paulista - Entre na Livraria Cultura e passe um tempo folheando livros e revistas até resolver o que deseja levar; na Paulista 2.001 esquina com a Padre João Manoel aproveite para se refrescar com os sucos da casa Banana Split; aproveite para assistir a algum filme concorrente ao Oscar num dos inúmeros cinemas da região e termine saboreando um dos sorvetes da antiga Alaska, na Rafael de Barros desde 1954.
República do Líbano/ Hélio Pellegrino/ Vila Olímpia - Na Hélio Pellegrino 825 conheça o enorme galpão da Hortifruti de frutas, verduras e legumes e aproveite para se abastecer (apenas 1 sacolinha, claro); tome caldo de cana ou água de côco acompanhados de pastel como manda o figurino; ou sirva-se dos sucos e lanches naturais na Frutaria São Paulo na rua Sampaio Góis, 198. Programa saudável !
Zona Norte/ Avenida Santos Dumont/ Taliba Leonel/ Luis Dumont Vilares - Passe para um chope e fartos petiscos no deck da Adega Original na Dummont Villares, 794; dê uma parada no Sesc Santana onde sempre há atividades para adultos e crianças além da possibilidade de uma nadada na piscina; ande pelo Parque São Domingos junto á estação de metrô Jardim São Paulo onde você pode até fazer um divertido piquenique e, se tiver fôlego e curtir música sertaneja, encare a ladeira Pedro Cacunda e vá ao número 448, do bar Morro Paulicéia de cujo terraço você tem uma bela vista da cidade.


                                                                      (imagem http://ninasecrests.com.br)

APROVEITE
Parque Villa-Lobos -
Falando em andar de bicicleta, você pode fazê-lo num dos mais belos parques da cidade : o Parque Villa-Lobos, parque público no bairro do Jaguaré, às margens do Rio Pinheiros, com entrada principal na Avenida Professor Fonseca Rodrigues.
Inaugurado em 1994, originalmente para ser um parque temático musical, com anfiteatro e uma ilha exclusiva para shows, recebeu justamente o nome em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos.
Mas acabou recebendo inúmeros benefícios tornando-se um dos nossos parques mais completos em termos de opções de lazer ao ar livre, além do privilégio de ampla área verde pertencente à Mata Atlântica.
Possui áreas para caminhadas e pistas de cooper, ciclovias, playgounds para as crianças, patinação, aparelhos para ginástica, tabelas de basquete, quadras de futebol e futebol de salão, além de tenis e poliesportivas. Ainda um espaço para soltar pipas gigantes e andar de Asas Delta e Parafoils.
Em 2010 foi aí inaugurado o orquidário Ruth Cardoso.
E além de uma lanchonete, oferece estrutura para organizar piqueniques.


                                                                        (imagem http://vejasaopaulo.com)

REFRESQUE-SE
Patinando no gelo -
Atração tanto no inverno quanto no verão, para poder se refrescar, a pista de patinação no gelo Ice Star no 2º subsolo do Shopping Eldorado é diversão garantida já há muitos anos.
Você paga de R$ 35,00 (meia hora) a R$ 60,00 (1 hora) pelo aluguel do equipamento e uso da pista, mas também oferecem cursos de hóquei e patinação artística para crianças, adolesacentes e adultos.
Como a brincadeira é para maiores de 5 anos, os pequenos podem andar de trenó, empurrado por um patinador.
De domingo a 5ª das 12hs às 22hs e ás 6ª e sábados até as 23hs.
Shopping Eldorado - Avenida Rebouças, 3.970 - Fone : 2197-6060


                                                                    (imagem http://vejasaopaulo.com)

PARTICIPE
Sesc Verão 2013 -
Com o slogan "Esporte para todos em todos os lugares", iniciou-se a 18ª edição do programa Sesc Verão, que segue até o dia 24 de fevereiro em todas as suas unidades.
Além das inúmeras atividades esportivas, foco central do evento, os participantes têm a oportunidade de ficar cara a cara com seus ídolos do esporte, em bate-papos, aulas ou jogos.
Algumas atividades necessitam de inscrição e outras de senhas, portanto chegue sempre cedo para não perder as oportunidades.
Em caso de atrações na piscina, é necessário ter a carteirinha do Sesc (fazem na hora) e estar com o exame médico em dia (horários conforme a unidade).
Cada endereço tem seu programa e aí vão algumas dicas legais :
Sesc Belenzinho : jogos de mesa e tabuleiro, basquete aquático, festival de basquete normal, dança de rua, correndo com o esportista Marilson dos Santos.
Sesc Bom Retiro : rua de lazer em parceria com o Museu da Energia, encontro com o tenista Flávio Saretta e o paralímpico Sérgio Gatto, basquete de rua, carrinho de rolimã, show da cantora Paula Lima.
Sesc Consolação : slackline (a febre do momento, praticada sobre uma fita entre 2 pontos fixos), bicicross, ioga, futebol freestyle.
Sesc Santana : tênis com Flávio Saretta, clube da caminhada, korfebol (esporte jogado por grupos mixtos que tentam acertar a bola em um cesto, parecido com basquete).
Sesc Ipiranga : canoagem com Sebastian Cuattrin, slackline na piscina, hóquei sobre patins.
Sesc Vila Mariana : hidroanimação, surf, rope shipping (saltos e manobras com cordas).
Sesc Pinheiros : brincando com a Janeth do basquete brasileiro em brincadeiras de rua, surf, stand up paddle com Cisco Araña, slackline.
Sesc Pompéia : praça do movimento, ginástica rítmica com a seleção brasileira, boxe olímpico.
Veja a programação completa em http://www.sesc.org.br


                                    (imagem http://arteseespetaculostop.blogspot.com.br)

ASSISTA
Espetáculo de dança na piscina -
Aproveite a oportunidade da reapresentação de um inédito show de dança, que vem fazendo sucesso desde sua criação em 2010, com as devidas adaptações conforme os locais em que se apresenta.
Trata-se do inventivo "Estudos para Clarabóia", agora na piscina do Sesc Belenzinho.
Piscina ? Sim, isso mesmo.
O espectador, em trajes de banho, recebe uma bóia-poltrona e fica flutuando dentro da água, relaxadamente, durante todo o tempo, com a cabeça reclinada e o olhar para cima, em direção á clarabóia que cobre o átrio central do edifício.
O espetáculo concebido e dirigido pelas bailarinas Moreno Nascimento e Andréia Yonashiro, que dançam no piso de vidro transparente, parecendo flutuar entre a piscina e o teto, com a água envolvendo ambos os corpos.
Ainda, jogos de luz de André Boll, figurinos de Lia Damasceno e música de Natália Malo.
E mais 10 bailarinos que participam despejando litros de tinta, quilos de bolinhas coloridas e 2 quilos de penas brancas que voam graças a ventiladores.
O público pode assistir de dentro da piscina, mas também ficando no mesmo piso dos atores ou um piso superior, com vista aérea.
Sesc Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1.000- Belenzinho - Fone : 2076-9700
Dias 115, 16, 17, 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de janeiro, 3ª, 4ª e 5ª às 21,30hs.


                                                                  (imagem http://www.olimpiaspa.com)

RELAXE
Day Spa -
Um merecido descanso para você que ficou na cidade e, por cima, trabalhando em dobro pelos colegas que foram viajar !
Separe um dia todinho seu para aproveitar um spa ou escolha algumas das opções que esses serviços oferecem.
O Olímpia Spa, por exemplo, tem massagens diversas, desde a quick e a express (para os apressadinhos), shiatsu, podal, com pedras quentes e a abhyanga.
Estética facial e limpeza de pele normal, linfática, com pedras frias, fios de seda (?), Diamante e Ruby.
Para estética corporal, esfoliação e hidratação, drenagem linfática e modeladora, para mãos e pés.
Ah.... e banho de ofurô verão .... com temperatura reduzida, óleos para dar a sensação de frescor, até esfoliação de hortelã e um chá gelado para bebericar, a partir de R$ 118,00.
E ainda eles trabalham com vale-presente.
Se desejar, você pode ainda pedir um almoço, com prato principal, bebida e sobremesa por R$ 50,00.
Olimpia Spa - na Vila Olímpia, Jardins, Vila Madalena e Berrini.
Veja as opções, preços e endereços no http://www.olimpiaspa.com

Você tem alguma dica prá gente ?
Envie-nos que postamos aqui.


Federica e Vera


Nenhum comentário:

Postar um comentário