Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Eduardo Moreira encantando vidas



O bate-papo com Eduardo Moreira, autor do livro "Encantadores de Vidas", na FNAC Pinheiros, ocorreu no mes passado, em 19 de setembro, mas com tantas outras coisas prá mostrar a você, só deu para postar agora.

Foi um encontro memorável.
Podemos dizer, sem erro, um momento mágico.


Com simpatia e presença carismática, Eduardo contou ao público como dois graves incidentes (tombos) de sua vida foram lições que lhe deram oportunidade de conhecer Monty Roberts, conhecido como "encantador de cavalos" e Nuno Cobra, preparador físico de Ayrton Senna,  que mudaram sua maneira de ver a vida, transformaram sua maneira de ser e o levaram a escrever o livro que hoje está entre um dos mais vendidos no Brasil.


Eduardo Moreira teve interesse por cavalos desde pequeno, por volta dos 5 anos, quando ficava na fazenda dos avós em Belo Horizonte e acompanhava o pai nos passeios pela propriedade.

Depois ficou afastado deles por mais de 20 anos, até que resolveu comprar um sítio próximo a São Paulo, e junto com ele, uma égua, via internet, imagine só.

Não conseguindo domá-la e tendo sofrido uma queda, resolveu que, a qualquer custo, iria participar de um workshop do famoso domador de cavalos americano Monty Roberts.
Saiu do treinamento totalmente transformado diante da figura daquele que considera um 'iluminado".

Para domar os cavalos, consegue pregar a não violência, mas exige disciplina; consegue ser firme, mas calmo; é criterioso, mas otimista.
Características que muitos consideram opostas, mas que ele concilia.

Enquanto os cavalos estão sendo adestrados, o adestrador está sendo também.
Se quisermos um cavalo calmo, devemos estar calmos também.
Se desejamos eliminar a ansiedade do animal, devemos deixar nossa ansiedade de lado.
Cavalos são animais que sincronizam com o estado de espírito do homem.
Motivo pelo qual, ao conhecer seu trabalho a fundo, Eduardo considera-o um gênio dessa geração.

Ao vê-lo se comunicar com os animais de uma tão forma peculiar, fez com que mudasse sua maneira de ver a vida, ver-se e se transformar, buscando uma maneira menos violenta de viver e perseguir seus objetivos e sonhos.
Passou a tornar sua vida mais saudável, divertida e motivadora.


Assim começou a treinar cavalos até que sofreu um acidente muito sério em seu pé, e, ao invés de se entregar, reagiu e procurou ajuda junto ao preparador físico Nuno Cobra, cujo método é desenvolver o corpo para chegar á mente e trabalhar a mente para elevar o espírito.

Com ele viu como não valorizamos nosso corpo e o tratamos mal : dormimos pouco, nos alimentamos mal, fazemos exercícios agressivos, respiramos de forma inadequada.
Segundo Nuno, temos de entender nosso corpo e criar rotinas prazerosas e exercícios divertidos, que fizeram com que conseguisse se recuperar.


Assim, com estas duas grandes oportunidades de conhecer pessoas geniais, cada uma na sua área de conhecimento, Eduardo Moreira passou a desejar ajudar as pessoas passando adiante o que aprendeu com estes mestres.
E, assim, surgiu a idéia de escrever um livro,de certa forma de auto-ajuda.


Após o lançamento do livro ''Encantadores de Vidas", viajou pelo Brasil durante três anos para divulgá-lo, mas enfrentando todo tipo de ceticismo.
Quase ninguém acreditava nessa sua teoria da existência de um poder transformador não só na maneira como as pessoas podem passar a lidar com os animais, mas principalmente entre elas.

Romper essa resistência não foi fácil, mas Eduardo já é um mestre no assunto e persistiu, acreditando no que aprendera.

Por fim, para coroá-lo, foi indicado como primeiro brasileiro a receber uma condecoração da Rainha Elizabeth II, na Inglaterra !!!


"Sorte não é o que acontece conosco', conclui Eduardo Moreira, na foto acima com Breno, da equipe de consultores de Livros da FNAC, '' mas é o que fazemos com o que acontece conosco''.

Falando sôbre seus dois sérios acidentes-transformadores, ''Acho que a alegoria vale para outros tombos que tomamos na vida. Tombos nos forçam a mudar o rumo. E apesar de não ser certo que uma mudança de rumo nos leva a um lugar melhor, é certo que para irmos a um lugar melhor é preciso mudar o rumo''.

''Saber fazer do limão uma limonada, esta foi a lição que aprendi com os tombos''.

Sem dúvida, um bate-papo descontraído, divertido, otimista, cheio de energia renovadora.
Uma lição para todos nós.


Federica e Vera


Nenhum comentário:

Postar um comentário