Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Kawaii Lolita !



Na FNAC foi organizado um evento sobre alguns aspectos da atual cultura japonesa, incluindo uma palestra, o lançamento de um livro, as gravuras de um artista plástico e o mais esperado de tudo : o encontro com um grupo de Lolitas !
Isso mesmo : um encontro de Lolitas.

O evento, com início às 19h30 no fórum com uma palestra, seguida do lançamento com autógrafos do livro "Imagens do Japão - Experiências e Invenções" de Cristine Greiner e Marco Souza , Editora AnnaBlume.       

A seguir a performance das Lolitas, um grupo de meninas/ adolescentes de origem japonesa, vestidas à moda ...... das Lolitas.

Quem são ?

A Lolita, também conhecida como Loli, é uma jovem de trajes de características bem específicas, cujas primeiras aparições surgiram no final da década de 70, começo da de 80.
Quem os usa faz questão de deixar bem claro que se trata de um jeito de vestir, um tipo de roupa e não uma fantasia, uma filosofia de vida nem um tipo de personalidade.
Apenas uma moda.

No Brasil adotou-se o termo japones "Roriita" devido às restrições do Google e do Orkut quanto à palavra "Lolita", que lembra o romance de Vladimir Nabokov, onde o escritor dá o nome de Lolita a uma ninfeta.
É uma certa preocupação em evitar uma imagem adulta sexualizada ou vulgar.
                                                                                                                                                                                           

Inspiradas em parte na cultura "kawaii" (fofa ou adorável) japonesa e na nostalgia de outros tempo como a própria infância ou moda antiga, as Lolitas se dividem em vários sub estilos, alguns polêmicos, outros controversos.

Porém, sempre, como principais características, saias muito rodadas com várias anáguas, comprimento no joelho, decote alto, cabelos cacheados e franjas (usam comumente perucas), vestidos geralmente de simples algodão. Jamais tenis e sim sapatos tipo boneca, sapatilhas, sem salto.

A "Sweet Lolita", doce, fofa, vestida em tons pastel principalmente rosa, com eventualmente estampas de animais e doces (tipo cupcakes ou balas).
Já  "Classical Lolita" usa trajes que lembram as modas vitorianas e rococó originais, em tons envelhecidos, como marrons ou rosa antigo e flores miúdas.
A "Gothic Lolita" é uma mistura da moda típica com a gótica, com cores escuras, inclusive o preto (aí está uma controvérsia), mas nunca cores vibrantes que podem dar uma impressão vulgar. A maquiagem, porém, leve e natural.
Não pode faltar uma "Country Lolita", com jeito mais fresco e modesto, geralmente usado em épocas quentes, com chapéus e bolsas de palha, cheias de rendas e laços, estampas e motivos florais, de frutas ou xadrez, sempre tudo miúdo.


 A roupa da "Casual Lolita" é usada no dia-a-dia, de forma comum, com saias em formato de sino, mas rendas, lacinhos e babados, camiseta baby look.
A "Hime Lolita" lembra as imagens de princesas européias, parecidas com as "Sweet Lolita", mas com acessórios como coroas, tiaras, pérolas e penteados trabalhados, lembrando o rococó do filme de Maria Antonieta.
"Shiro Lolita" toda em branco e "Kuro Lolita" em preto total.
E por fim a "Punk Lolita", mistura da moda punk com a Lolita, com sobreposições de xadrez e listas e acessórios comuns com estampa de caveiras.
Há também adolescentes masculinos que se vestem de acordo com esse estilo, com calças curtas, camisas de manga longa góticas, detalhes em couro, chamados de "Ouji" ou "Kudona".


No Brasil as Lolitas recorrem a costureiras para copiar os modelos vistos em revistas japonesas ou americanas, ou importam os vestidos da Baby the Stars Shine Bright, Angelic Pretty e Innocent World.

Muitas pessoas vêm as Lolitas como fãs de algumas bandas de "visual kei" ou "j-rock", mas na verdade moda e música neste caso não estão interligadas.
Bandas japonesas como a Malice Mizer, Moi Dix Moi e a Antic Cafe têm membros influentes nessas comunidades e aparecem em editoriais, como as cantoras Nana Kitade e Kana.
Mas uma Lolita escolhe seu próprio tipo de música.
As Lolitas frequentam bastante os karaokês, fazem piqueniques, promovem encontros regulares para tomar chá, neste caso não o tradicional das 5, mas o das 3 da tarde. Para isso vão a cafeterias e confeitarias.


Na Fnac as Lolitas chegaram em grupo, cada uma vestida ao seu estilo, cores diversas, cabelos ou perucas e até lentes de contato azul.

Conversamos bastante com a Akemi Matsuda, nomeada informalmente como a "representante das Lolitas" no Brasil junto à Embaixada do Japão e consultora da Fundação Cultura Brasil Japão, na Casa das Rosas, na Av. Paulista, em São Paulo.
Tem um site, um blog e pode ser seguida no face e no Twitter.

Contou-nos que uma das causas da grande expansão do fenômeno "Lolita" no Japão deve-se ao fato de que lá as mulheres ficam bastante divididas : são orientais, com traços orientais, cultura oriental, mas com o desejo de se parecerem com as ocidentais.
Assim procuram uma moda bem diferente da dos quimonos, mas nem americano nem europeu.
Refugiaram-se numa roupa infantil, de boneca,  ingênua, pura

Aqui reúnem-se no Café Girondino, no Largo São Bento, dica para quem quer vê-las ao vivo e a cores.
Além, claro, dos karaokês do bairro da Liberdade.
E adoram se encontar para um lanche na confeitaria Sanrio Café no Shopping Bourbon, pois são fascinadas por tudo que é da Olá Kitty e justamente este café divide o espaço com uma lojinha com tudo que se refere a ela : bolsas e outros acessórios, materiais de escritório e outras coisas fofas.

Ainda contou-nos sobre a representante internacional das Lolitas, a enfermeira de 23 anos, antes manequim profissional japonesa, Misako Aoki, que anda pelo mundo em eventos oficiais, levando a cultura "kawaii" com muito orgulho.
                                                                            

Várias das meninas/ moças presentes são niseis ou sanseis, e, raras, brasileiras, mas "Lolitas" de coração.



 Bem.... nem todas vestidas ao verdadeiro estilo Lolita .....


.... e outras um mix de vestido Lolita com as mangas quimono.


Passearam por toda a loja, tiraram fotos com nossos clientes e terminaram com uma performance de chá das 3.


A seguir, uma seção de gravura com o artista plástico Fernando Saiki.



Ele trabalha com a técnica Moku Hanga em que entalha a madeira com um formão, depois passa com um pincel bastante tinta preta igual às de caneta tinteiro, cobre tudo com um papel importado japones e esfrega bem com uma flanela, em círculos, para a tinta penetrar nos sulcos....



.... e, pronto.
Geralmente temas de histórias em quadrinhos e mangás.


Aqui o rapaz ao "Steam Punk", moda estilo medieval, com roupas de couro, considerado o Pirata do Futuro, e ela de Lolita Gótica.



Nosso contato com as Lolitas foi via :
SweetMimi
Akemi Matsuda
fone: 9608-9504
O site é uma loja virtual onde vende coisas fofíssimas, todas a cara da Loli.
E a agenda das atividades podem ser seguidas em seu blog, pelo Twitter e, melhor ainda, no Face.

Quer saber mais sobre as Lolitas ?
Tire dúvidas e participe do fórum no http://www.modalolita.com/
Ou entre em contato com o fansite brasileiro Victoria´s Dolls - http://victorias.dolls.multiply.com/.


O próximo evento das Lolitas será o Meeting Nacional de Moda Lolita 2012 - Harajuku Fashion Party, no Café Paons, em Moema, na Av. Pavão, 952, dia 29 de julho às 13hs.
Para a compra de ingressos, a R$ 42,90 cada, envie e-mail para h_fashionparty@yahoo.com.br

E o contato com o Fernando Saiki é através do fernando.saiki@gmail.com ou ligue 9563-0216.

E o que quer dizer o "Kawaii Lolita" do título ?
"Lolita Fofa".

Sayonara a todos.


Federica e Vera



Nenhum comentário:

Postar um comentário