Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Encontro com data marcada


         (imagem http://panoencantado.arteblog.com.br/)

Advento, do latim "adventus", significa "chegada".
É o período litúrgico de 4 semanas que antecedem o Natal, para os homens que seguem as crenças cristãs.
Tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo, e, com ele, reflexão e arrependimento, mas também alegria, expectativa, promoção da fraternidade, muita paz e esperança.

A tradição do Calendário do Advento vem dos alemães luteranos do início do século XIX, que faziam a contagem regressiva para o tão esperado dia.
Geralmente era feita nas portas das casas com um simples risco de giz, começando no 1º dia de dezembro, mas algumas famílias também colocavam suportes com velas e outras iam diariamente pendurando santinhos.

          (imagem http://debivanzyl.blogspot.com/)

Embora colocar a coroa ou "relógio do advento" fosse uma prática já antiga em várias regiões germânicas, foi apenas em dezembro de 1839 que se pendurou uma coroa pública, na capela da Ruhes Haus, um orfanato, em Hamburgo.

Por sua vez, o primeiro Calendário do Advento manufaturado foi criado em 1851.
Consiste em 2 pedaços de cartolina sobrepostas, com 24 janelas cortadas na camada superior, com um número entre 1 e 24, de forma sequencial ou não, com cada compartimento, representando os dias do mes, mostrando uma imagem de Natal, do nascimento de Cristo ou cenas religiosas
As janelas também podem ir até o número 31 e 32 para cobrir o Ano Novo e o  1º Dia do Ano Novo.

                       (imagem de http://fernandaamorim.blogspot.com/)

Aos poucos os tais calendários começaram a ser confeccionados em tecido e feltro, e atualmente com materiais e técnicas modernas como o scrap, desde o  tradicional desenho da árvore de Natal até modernos saquinhos, cestinhas, bolsinhos, contendo cada um uma miudeza, prática mais voltada para as crianças : guloseimas, lápis de cor, bloquinhos, revistinhas, massinha de modelar, fivelas, chaveiros, pulseirinhas ....

                      (imagem http://estiloeartescrap.blogspot.com/)
               


Hoje chegou-se ao ponto de termos calendários computadorizados como os criados pela Microsoft, que executa modelos com apresentações de slides, sendo que a cada dia você clica um botão numerado correspondente ao dia do mês e aparece uma imagem
Já com o http://www.kodak.com/, você pode criar seu próprio calendário do Advento, imprimindo os modelos e fotos que oferece, cortando-os e colando.


      
                        (imagem http://casaejardim.com/ , foto Ricardo Corrêa)

 E que tal criarmos nosso Calendário do Advento com baldezinhos galvanizados, uma maneira extremamente diferente do habitual ?
Sim, já é dia 2 de dezembro, mas a gente pula dois dias e pronto !

                                 

Nem haveria necessidade de um passo a passo pois é muito fácil, mas prá não dizer que não...

O importante mesmo é você ter 25 baldinhos galvanizados, que você pode comprar no Camicado ou alguma outra loja da região da 25 de Março. Lojas de material de festas ou utilidades domésticas.
Sim, a idéia desta vez peza um pouco no bolso mas a o resultado vale a pena.
Senão ... baldes de plástico, de papelão (veja ) .....


Além dos baldes, tecido (um pedaço da mesma estampa ou retalhos variados), papel sulfite ou similar (branco ou colorido), tesoura de picotar, caneta tipo Piloto (preta ou coloridas), cola em bastão.


A medida dos pedaços de tecido a serem picotados dependem da circunferência da boca do balde e sua profundidade.
O suficiente para acolher a lembrancinha, ficar um pouco para fora e dar um certo "movimento".



Depois é só picotar o papel, desenhar os números relativos aos dias do mes até o Natal (ou Ano Novo) e colar cada um num recipiente.
Estes podem ficar numa prateleira, estante ou pendurados num cordão (varal) num ambiente da sala em que a brincadeira sirva também como decoração.


          (imagem http://desenhos.kids.sapo.pt/)

E, prá completar, você pode imprimir e aumentar o desenho da árvore acima, distribuí-los junto a giz de cera ou lápis de cor entre a criançada na noite de Natal e deixá-los literalmente "fazer a festa".


Federica e Vera



Nenhum comentário:

Postar um comentário