Quem mora num espaço pequeno; quem mora num grande mas tem muitas coisas; quem é desorganizado;
quem é bagunceiro (não estamos falando dos adolescentes que deixam as meias pelo caminho); quem não sabe agrupar os objetos ..... vive num eterno : "Nossa, onde botei ?".
Fica bem difícil morar e/ ou trabalhar em meio a muita desorganização : pilhas de papéis sôbre a mesa, documentos e chaves no aparador da entrada, guarda-chuvas secando no box, utensílios de cozinha apinhando as gavetas, os brincos e colares todos emaranhados, fitas e fitas enroladas ......
Há quem diga que se entende dentro da sua bagunça, pois sabe exatamente onde estão todas as coisas e se alguém mexer nelas fica perdido. Aí da diarista que resolve colocar alguma "fora do lugar".
Mas, convenhamos, dá prá dar uma organiz(ação), mesmo que pequena só, para que caibam mais coisas.
Fora que, utilizando peças simples, baratas, às vezes do dia-a-dia, improvisadas, você pode até acabar dando um ar original ao seu espaço. Pode acabar "decorando", sem querer.
Vamos apenas dar uma espiadinha em alguma sugestões que pegamos por aí e veja que soluções originais e de fácil execução.
Para quem trabalha em casa, ou tem um cantinho-escritório, nada como as caixas de papelão, para organizar a papelada. Cada uma destinada a um assunto, por prioridade, data. As contas a pagar, as já pagas. O arquivo dos seus projetos por cliente. As fotos por data ou viagem. As pastas dos cursos que fez.
Podem ser também de plástico, couro, MDF pintadas, forradas de tecido (por você, inclusive, se tiver esta habilidade). Por fora podem ser colocadas etiquetas de identificação.
Interessante tê-las de diversos tamanho, formatos e cores, para "brincar" com o espaço, aproveitá-lo melhor (as pequenas encaixadas nos cantinhos que sobraram), montar um quebra-cabeça tipo Lego. Veja a sugestão acima em branco, laranja e vermelho.
(Martha Stewart)
Para as revistas e livros, caixas em papelão ou madeira pintadas ou laqueadas. Também podem ter um tag identificador, ou uma cor para cada assunto : as revistas de moda ou decoração, cadernos de receitas, livros por estilo ou autor .... Mas, neste caso, sempre de material bastante forte, resistente.
(imagem sem crédito)
(Casa de Nós 2)
Para você ou as crianças, canetas, lápis, giz de cera, marca textos, réguas, latas de alumínio dos alimentos que você pode ir guardando, retirando bem os rótulos, podendo ser todos iguais, mas não necessáriamente. Presas na parede, num painel de madeira, alguma porta, até dentro de um armário ...
(imagem sem crédito)
...ou baldes de alumínio ou zinco pendurados em ganchos.
Ficam interessantes quando todos iguais. Só é preciso lembra que, abertos, recolhem mais poeira.
(Martha Stewart)
Mas as latas podem ser colocadas de forma inusitada : deitadas, formando nichos, numa só fileira ou empilhadas.
(Martha Stewart)
Para os guarda-chuvas, ganchos em "S" na parede ou atrás da porta da área de serviço.
Mas colocá-los sómente quando secos, para não mofar a madeira.
(Casa de Nós 2)
Na cozinha, latas de alimentos, tôdas idênticas, com seus rótulos ou pinturas originais, presas num painel, para os utensílios.
(Martha Stewart)
E esses cestos de vime lindos para organizar os utensílios de cozinha ou até para substituir os carrinhos aramados para as cebolas e batatas, maçãs e laranjas, tão comuns e geralmente sem graça.
Vale qualquer modelo, mas você a de convir que os de pescador são muito mais originais.
Só que nem sempre é fácil encontrá-los.
(Martha Stewart)
Para os apetrechos do banheiro, um porta-treco de tecido, um pouco grosso, com bolsos organizadores, preso aos azulejos ou atrás da porta, sempre longe do chuveiro.
Uma idéia legal é confeccioná-lo em tecido esponjoso, podendo ser até de uma toalha de banho que você já tem.
Na foto acima dá para ver que o acabamento que geralmente fica numa das pontas da toalha serviu de detalhe decorativo para a fileira dos bolsos inferiores.
(Martha Stewart)
Também no banheiro ou na lavanderia, o saco para a roupa suja, executado em tecido e, para quem não percebeu, um grande bastidor de madeira.
Na verdade, uma peça de decoração, que não precisa ficar escondida.
(Martha Stewart)
No armário dos produtos de limpeza, vassouras, tábua de passar, podem ser colocadas as ferramentas penduradas em ganchos, à vista para facilitar na hora da emergência.
Gostou das idéias?
Viu como é fácil, rápido e pode ser até decorativo, você dar aquela ajeitadinha na bagunça?
Além do que, assim, sempre cabe mais um.
Aguardem, para breve, o capítulo nº 2.
Federica e Vera
Olá, meninas!
ResponderExcluirEu também adoro o site da Martha Stewart.
Tanto que sempre busco inspiração para meus produtos por lá.
O cesto para roupas eu fiz e tenho na minha loja.
Parabéns pelo blog e pelos eventos!
bj.
Jo
Oi
ResponderExcluirJoana muito bom receber seus comentários.
Você tem uma loja? Aonde é e o que você vende?
Entre em contato pelo nosso e-mail e passe seus dados para nós, quem sabe trocamos algumas figurinhas.
Um abraço
Vera e Federica
Um abraço e bons negócios