Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Loiras, morenas e ruivas estupidamente geladas


                                                                                                                (http://vejasp.abril.com.br)

cerveja é considerada uma bebida popular, para ocasiões mais informais como reunião de amigos, uma torcida de jogo de futebol ou churrasco.
Sem frescuras.
E cumpre uma função social, reunindo todos de forma igual, tratados do mesmo modo, ao redor de uma lata ou garrafa.
E as mulheres já a algum tempo vem ganhando mais espaço nesse universo antes só masculino.
Basta ver o sucesso do blog e face de amantes femininas da cerveja, o Mulheres e Cerveja.
http://www.mulheresecerveja.comhttps://www.facebook.com/mulheresecerveja
A cerveja virou uma igualadora de classes.



Mas cada vez mais tem mudado de status, comparecendo a refeições caprichadas, inclusive em casamentos.
Isso devido ao fato do aparecimento de receitas bem elaboradas, marcas famosas e até embalagens estudadas.
Como o vinho, tornou-se centro de atenções de escolas de gastronomia, grupos de conhecedores, serviços de entrega, clubes de experimentações e festas de degustação.
Tomar e servir cerveja virou "in".

Acredita-se que a cerveja tenha sido a primeira bebida alcoólica inventada no mundo, já entre os egípcios em 3.400 A.C.
Por volta do século 18 A.C o Código de Hamurábi, primeiro conjunto de leis do mundo, estabelecia : "Quem produzir cerveja ruim ou diluí-la será morto" !!!
Sim, o cervejeiro seria morto afogado na própria cerveja.
Acredita-se que ela tenha chegado ao Brasil trazida pelos holandeses da Companhia das Índias no século 17 e começou a ser produzida aqui em meados do 19.



Atualmente a cerveja é a terceira bebida mais popular do mundo, após a água e o chá.
E a bebida alcoólica mais consumida.

Cerveja, do gaulês, através do latim servisia, é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente da cevada maltada.

O sabor da cerveja vem de 4 componentes :
ÁGUA - Como as diversas regiões da terra têm diferentes componentes minerais, algumas são mais adequadas que outras para fazer certo tipo de cerveja, dando-lhe caráter regional. Esse é um dos motivos de existirem diversos sabores da bebida.
MALTE - É a cevada germinada e depois seca, processo que deixa o grão doce, torrado ou não.
Os maltes claros têm sabor de pão ou nozes, enquanto os escuros, tostados, lembram café e chocolate.
LÚPULO - É um botão de flor que atua como conservante e é responsável pelo amargor da cerveja e pelos aromas herbais e florais.
FERMENTO ou LEVEDURA - Os fermentos lager têm pouca influência no sabor, enquanto os ale dão aromas complexos de frutas e especiarias.



Veja como é feita a cerveja.
1. MALTAGEM - Os grãos e outros cereais são molhados para liberar o açúcar e aquecidos para germinar e virar malte; dias depois secam o malte no forno.
2. MOAGEM - Os grãos são quebrados para a liberação dos açúcares (bem torrados dão cervejas escuras); subtorrados (cervejas claras).
3. BRASSAGEM - Os grãos maltados são mergulhados em água quente para produzir um líquido doce chamado mosto.
4. FERVURA - O mosto é fervido (liberando aromas e amargor e pode-se adicionar frutas) e depois junta-se o lúpulo.
5. FERMENTAÇÃO - O mosto é coado e resfriado até cerca de 20 graus e levado a fermentar, onde a levedura é adicionada e, após uma semana, os açúcares viram álcool.
6. MATURAÇÃO - O líquido vai para outro recipientes onde descansa e os aromas e sabores são melhorados e depois a bebida é envasada.

A cerveja é rica em ingredientes que fazem bem à saúde como fibras, aminoácidos, antioxidantes, diuréticos, relaxantes musculares, carboidratos, açúcares, proteínas, vitaminas do complexo B, atua na proteção do coração e na prevenção de células cancerígenas,



As  cervejas são divididas em duas grandes famílias : a Lage e a Ale.
As LAGER são as cervejas de baixa fermentação, com um levedo que age sob baixas temperaturas e na parte inferior do tanque.
Geralmente têm sabores e cheiros que lembram malte (cereais, pão tostado) e lúpulo (amargor e aromas florais).
Dentro desse grupo estão :
PILSEN OU PILSENER- O carro-chefe das cervejas, criada em 1842, na cidade checa de Pilsen, de malte de cevada, amarela e brilhante, leve e refrescante.
Marcas : Pilsner Urquell, Czechvar, 1795, Bohemia, Original.
BOCK - De origem alemã, traz maltes de cevada com intensidade de torrefação média e alta, aparência marrom-avermelhada, tem notas de bala toffee e caramelo, com alto teor alcoólico.
Marcas : La Trppe Bock, Baden Baden Bock, Bamberg Bock, Kaiser Bock.
MÜNCHEN - Tipo que se enquadra nas cervejas escuras, com o malte levemente torrado, também conhecida como Munich Dunkel.



As ALE são as cervejas de alta fermentação pois têm levedo que age em temperaturas mais elevadas e ficam na sua superfície.
Apresentando aromas de frutas e especiarias, são típicas da Bélgica e Inglaterra.
Nesse grupo encontramos :
WEISS - Alemã, de maltes de trigo e cevada, turva e amarelada, com aromas de banana e cravo.
Marcas : Erdinger, Paulaner, Bohemia Weiss, Franziskaner, Weihenstephaner.
BARLEY WINE - É uma ale de origem inglesa bem maltada e bastante alcoólica, licorosa e sem gás.
INDIA PALE ALE - Também chamada de IPA, usa maltes de cevada com intensidade de torrefação média, coloração acastanhada, lembra caramelo e muito amargor. De alto teor alcoólico, foi criada para que os colonos ingleses aguentassem as viagens de navio.
Marcas : Fuller´s London Pride, Wells Bombardier, Old Speckled Hen, Eisenbahn Pale Ale.
AMBER ALE RED ALE - Nome dado à ale âmbar e vermelhas, com sabor de malte tostado e amargor variável, de origem britânica e americana.
DRY STOUT - É uma cerveja típica da Inglaterra e Irlanda, que utiliza maltes de cevada com intensidade de torrefação alta, cor preta, sabor de café e chocolate. As mais alcoólicas são chamadas de imperial stout, fortificante para trabalhadores braçais e lactantes.
Marcas : Guinness, Murphy´s Irish Stout, Coopers Best Extra Stout, Baden Baden Stout.
STRONG ALE - Nome genérico para todas as cervejas ales belgas fortes, de cores variadas. São encorpadas, com destaque para as leveduras. As mais claras são denominadas de Strong Golden Ale e as mais marrom-escuras Strong Dark Ale.
Marcas : Duvel, Chimay Blue, Orval, Kwak, Leffe, Eisenbahn Strong, Golden Ale.
DUBBEL - É a cerveja belga com sabor do malte que lembra chocolate e caramelo ou de ameixa seca, banana ou cereja.



Outros tipos :
FRUIT LAMBIC - Tipo de cerveja fabricado tradicionalmente na Bélgica pela cervejaria e museu Brasserie Cantillon em Bruxelas.
Contrariando as Ale e Lager, que são submetidas à fermentação através de leveduras, ela é produzida pela levedura espontânea que consiste em expor o produto a bactérias.
Introduz ingredientes inusitados como cereja e framboesa, é vermelha e tem sabor marcadamente ácido com presença das frutas.
Marcas : Liefmans, Cantillon, Bonn.
SOUR BEER - Objeto do desejo dos cervejeiros, é uma novidade que veio para ficar, de sabor azedo, agressivo, que se bebe mais no final das degustações.
TRAPIST - É um tipo de cerveja produzida sob a supervisão de monges da Ordem Trapista, sendo que dos 171 mosteiros existentes no mundo apenas 11 têm essa autorização e selo de autenticidade (6 na Bélgica, 2 na Holanda, 1 na Áustria, 1 nos Estados Unidos e 1 na Itália.
Veja bem, ela não é um tipo de cerveja, apenas é uma cerveja fabricada por um grupo de produtores.
É aromática, encorpada e forte.
BIÈRE BRUT - Como sempre, aparecem os "gourmets" da vida.
Na cerveja não poderia ser diferente.
Há a cerveja vendida em garrafas com rolhas, produzidas pelo método champenoise, complexo processo de produção, que a deixam com jeito de espumante,  amarelada, cheia de borbulhas, com paladar frutado e floral.
Perfeita para as festas de fim de ano ou eventos como casamentos.
Marcas : Deus, Malheur, a mineira Wäls Brut e as catarinenses Lust e a Lust Prestige.
MALZBIER - É uma bebida que nem é considerada uma cerveja como geralmente pensamos, mas sim um energético, por isso pouco mencionada na maioria das listagens e pesquisas de cerveja.
Doce e com baixo teor alcoólico, escura, com fermentação de levedo baixo e adição de açúcar.
As brasileiras são do tipo american pale lager, com adição de caramelo.

A água, malte e lúpulo são a matéria-prima da cerveja, mas outros ingredientes podem ser acrescentados para incrementar a receita, com resultados exóticos.
Podem receber frutas (a mineira Falke adiciona jabuticabas), algum legume (a Mastri Birrai Umbri Cotta 37 junta ervilhas !), pimentas (a Rogue Chipottle Ale recebe jalapenha, uma pimenta mexicana)



Mais recentemente, ao lado das cerveja de grandes marcas, nacionais e importadas, começaram a surgir as "cervejas artesanais", que representam cerca de 1% da setor de cervejas mas que vem crescendo rapidamente, cerca de 30% ao ano.
A cerveja artesanal não tem esse nome por não usar máquinas industriais, mas por ter escala pequena (até 600 milhões de litros/ano).
Outra novidade na área é a de pequenas marcas brasileiras que desenvolvem receitas especiais em parceria com empresas estrangeiras de mesmo porte.
Geralmente, na realidade, são as empresas de fora que procuram as daqui.
Conhecida como fabricação "cigana", são empresas que não têm fábrica própria ou alugam instalações de outras para produzir seus rótulos.
O custo fica mais baixo e ainda é possível aprender know-how do exterior.

Em consequência, grupos começaram a lançar suas próprias marcas, estando entre os mais produtivos as bandas, como a AC/DC, Iron Maiden, Matanza, Ultraje a Rigor, Angra Holy Land, Camila Camila - Nenhum de Nós. -
Além de sabores diferenciados, as embalagens podem ser guardadas como peças de coleção.

Não só a cerveja é atração, mas suas embalagens viraram peças de coleção.
Existe a de aparência decô como a estoniana Viru, latas de 1 litro como a fluminense Mississipi, frasco de remédios das antigas drogarias
Como a gaúcha Coruja Viva e o rótulo silkado (gravado direto no vidro) da americana e alemã Infinitum.



Harmonização é a maneira de combinar um determinado tipo de alimento com a bebida, ou vice-versa, buscando as melhores combinações e contrastes, valorizando ambos.
Assim como com o vinho, há cervejas que se dão melhor com um tipo de comida do que com outro.


PETISCOS DE BAR
Queijos fortes - ale
Queijos frescos - pilsen
Queijos de casca branca (brie, camembert) - weiss ou fruit lambic
Queijos semiduros (emmentaal, gruyère) - english pale ale
Queijos azuis (roquefort, gorgonzola) - strong ale
Queijos duros (parmesão, pecorino) - bière brut
Embutidos - bock ou Malzebier
Tábuas de frios e queijos mais suaves - weiss
Croquetes de carne, quibe e carne-seca desfiada - stout
Porções de petiscos em geral - pilsen, que vale como curinga


REFEIÇÕES
Saladas como entradas - weiss, pilsen e witbier
Grelhados - dry stout
Peixes grelhados ou assados - pilsen ou weiss
Moquecas capixaba e baiana, de molhos acentuados - tipos amargos
Camarão na moranga ou peixe com tempero leve - pilsen
Salmão, bacalhau e frutos do mar - weiss
Ostras e mariscos - stout
Feijoada com os acompanhamentos clássicos - fortes e escuras
Carnes vermelhas - english pale ale
Carne de porco - strong ale
Carne de caça - strong ale
Churrasco - para as carnes como picanha vão bem as pilsen ou versões escuras; para carnes magras e frango, as pilsen
Comida japonesa - pilsen
Frutas e bolos em geral - lambic
Sobremesas com chocolate -  dry stout ou fruit lambic
Sobremesas com frutas cítricas - bière brut

CEIA NATALINA E ANO-NOVO
No cardápio tradicional, com peru e carnes defumadas (como o tender), sirva cervejas mais intensas.
Para acompanhar carne suína, uma cerveja schwarbier.



Cursos de sommelier de cerveja :
Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS - SP) - https://www.abs-sp.com.br
Senac Penha http://www.sp.senac.br
Instituto da Cerveja - https://www.institutodacerveja.com.br

Há empresas que oferecem visitas guiadas a fábricas de cerveja nas redondezas da cidade e interior.
Em São Paulo :
Tour Cervejeirohttp://www.tourcervejeiro.com.br
Cerveja Mea Culpahttp://cervejameaculpa.com.br
Cervejolândiahttps://www.facebook.com/cervejolandia




Federica

(fontes: http://www.folha.uol.com.brhttp://guia.folha.uol.com.brhttp://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida; https://pt.wikipedia.org; http://veja.abril.com.br)


terça-feira, 30 de agosto de 2016

100% Ação




Um chá de bebê que de pequena reunião entre parentes e amigos virou um mega evento.
Até pareceu festa de aniversário.

Com o tema "Os Super Heroes Baby" na paleta azul, amarelo e vermelha, detalhes em tons pastel e inclusão de objetos relacionados como chupetas, mamadeiras e carrinhos de bebê a mesa virou uma cidade de braços abertos esperando a chegada do Pedro.

A escolha do tema e o desenvolvimento da parte de papelaria ficou a cargo de Christiane Amélia Fonseca, com quem trabalho com frequência.
Beatriz Ailah entrou com a confecção de DVD de fotos acompanhando a gravidez, fotografias durante a festa e uma das lembrancinhas (surpresa mais adiante).
A mim coube a finalização de peças e a montagem das mesas.
Enfim, junto com a futura mamãe Patrícia, foi uma festa a 8 mãos.


Com uma tarde super ensolarada foi possível acomodar parte dos convidados ao ar livre ...



... com as mesas dos convidados brancas e azuis e centros de mesa feitos com garrafas de leite vintage cheia de bolinhas açucaradas com balões decorados.
Viu o detalhe da chupeta ?


No salão de festas do condomínio ficaram as demais mesas, a mesa dos salgados, a dos doces e bolo, o canto das bebidas, o espaço para os presentes e o cantinho das lembrancinhas e felicitações.



A mesa branca com o tema baseado na cidade dos pequenos Super Heroes, cheia de prédios nas cores da paleta escolhida ..


... e bandeirolas em papel scrap listado (amarelo e vermelho) e estampa chevron azul igual à toalha.


Muitas tags coloridas, com os emblemas dos heróis, para enfeitar docinhos, prédios, carrinhos.


O bolo fake (parecia até aniversário mesmo !) teve a base de pasta americana e a parte superior de fraldas amarradinhas.


Foram usadas forminhas comuns nas cores da paleta, exceto as quadradas vermelhas temáticas.


        Pirulitos de chocolate com as imagens gravadas em papel arroz comestível ...


                               ... e mini mamadeiras com confeitos M&Ms.



        Os docinhos escolhidos foram os infalíveis brigadeiros e beijinhos de coco.




 Mais pirulitos em copa de alumínio vermelha sobre jogo de maletas amarelas.




                 Com as mesmas figuras, biscoitos em uma bombonière de vidro.



                    Os carrinhos de bebê em arame brancos e azuis claros.



                            Balas listadinhas gostosas ...  sempre combinando.


                   Mais e mais madeiras com confeitos e tags pra lá de charmosas.


Em diversos lugares, porta retratos com fotos tiradas semanas antes para o álbum da gravidez.
O Pedro vai ter muita coisa para olhar.


                Na parede quadros com as personagens dos super-heróis mirins.





A mesa dos salgados recebeu toalha listadinha branca e vermelha com bandeirolas na beirada e na parede.


        Carne louca, cachorro quente com molho, mostarda, ketchup e maionese ...


                                                 ... três tipos de pães ...



                             ... delicioso salpicão de frango e batatas palha.


               A mesa foi decorada com peças temáticas como um porta retrato ...


                                                ... e balde com copos.



               Além de água, refrigerantes e cerveja, suqueiras com chá mate ...


                       ... e sucos de frutas.
                       Viu novamente o detalhe da chupeta ?


        O bolo (nada fake) veio embrulhado em papel e cordões nas cores da festa.


                                  O "cantinho" dos presentes virou "cantão".


                                   Para os convidados, lápis customizados ...


                            ... e creme hidratante em tubinhos feitos pela Bia.



Uma super mamadeira para deixar recadinhos de felicitações para o tão esperado bebê.


              E para agradar o papai, alguém já deixou o uniforme do Pedro à vista.



E não faltaram brincadeiras para deixar a turma animada ... mais do que ela já é !!!


Federica